Subscribe

RSS Feed (xml)

Powered By

Skin Design:
Free Blogger Template

Powered by Blogger

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Dedicação a Basílica de Latrão.

Celebramos nesta segunda a Dedicação da Basílica do Latrão. O que é a Basílica do Latrão? É a catedral da cidade de Roma, que foi construída entre os anos de 314 e 335 e fundada pelo papa Melquíades na propriedade oferecida e doada para esse fim pelo imperador Constantino, ao lado do palácio Lateranense. Mas, porque se chama basílica do Latrão? Porque esta basílica foi construída no terreno “dei Laterani”, ou seja, da família proprietária da chácara, herdada pela mulher de Constantino, o Imperador Romano, que a doou ao Papa. Esta basílica tem um significado muito especial para a cristandade: lá foram celebrados cinco Concílios Ecumênicos.

Diz a tradição da Santa Igreja que o aniversário de sua dedicação, celebrado originalmente só em Roma, comemora-se em todas as comunidades do rito romano com a finalidade maior de enaltecer o ministério petrino do Sumo Pontífice que de sua Basílica Patriarcal preside na caridade a única Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo que congrega, por seu gesto primacial, todas as Igrejas de todo o orbe. A basílica de Latrão, portanto, é a Mãe de todas as Igrejas de todo o mundo católico.

Até a construção do Vaticano o Santo Padre morava no Palácio Lateranense que é anexo a Basílica de mesmo nome. Portanto a Basílica do Latrão é a catedral do Papa em Roma, é a Igreja que é a Mãe e cabeça de todas as Igrejas.

Côn. José Geraldo Vidigal de Carvalho
Professor no Seminário de Mariana - MG


Veja o vídeo:

0 comentários: